quarta-feira, 22 de junho de 2011

PONTAL DO IPIRANGA - Linhares - ES

Depois de mostrar um pouco do cerrado, quero mostrar que aqui, no Espírito Santo, também possuimos uma planície muito bonita. Fica no município de Linhares, litoral norte do estado.
Viajando em direção à praia de Pontal do Ipiranga é possível apreciar esta paisagem. Aqui, até a década de 1970, era como pantanal capixaba, um imenso alagado que foi drenado, para que toda essa área virasse apenas pastagens dos grandes figurões da cidade.
Mas, voltando à viagem, iniciamos com um bom trecho de asfalto nos primeiros 22 Km, a partir do trevo que dá acesso ao bairro Aviso, logo após a ponte sobre o rio Doce.

Seguindo em frente caminhamos para Pontal, à direita é o acesso para Povoação (será postada em breve). Após o trecho asfaltado, temos mais 35 km de estrada de terra, mas que é muito bem conservada e é preciso ter muita atenção, para nunca ultrapassar a velocidade de 60 km/h pois, velocidades superiores a isto em estradas de terra, tornam-se muito perigosas pela possibilidades de surpresas como maior quantidade de areia ou mesmo de poeira, terra solta que acumula na pista e pode facilmente tirar a aderência dos pneus. Vai por mim que eu sei do que estou falando!





Além do que, se você correr demais vai perder a oportunidade de apreciar todo esse visual. Esta é uma característica da geografia capixaba: a planície litorânea contrastando com as montanhas do noroeste e serras no oeste e sudoeste.
Nesta viagem, quase tive problemas sérios. Faço o alinhamento de direção e o balanceamento de rodas sempre a cada 7.000Km e dessa vez fiz isso pela manhã e viajei pela tarde. Ao chegar, notei um barulho muito estranho na dianteira e a direção meio que "bamba". Qual não foi minha surpresa ao ver que o mecânico simplesmente esqueceu de apertar corretamente a porca do braço de direção! Disso tirei mais uma lição: nunca tirar o carro da oficina e cair na estrada. É importante, durante algum tempo, observar o comportamento do carro, porque você sair da oficina não significa, necessariamente "que os seu problemas acabaram".
Mas o lugar vale a pena ser visitado.




A praia é típica de mar aberto (por isso deve-se ter mais cuidado), mas não é funda e a água é morna. Tem a aprarência de deserta mais existe uma certa estrutura na praia que não pode ser grande justamente porque é preciso respeitar a faixa de vegetação de restinga e porque esta tambeém é uma praia de desova de tartarugas marinhas.

No final de Pontal do Ipiranga existe um local muito agradável para quem vai com família e crianças. Há poucos metros da praia forma-se uma espécie de lagoa, que na verdade é uma ponta do rio Ipiranga. Quando chove muito e rompe a barreira de areia esse local vira a foz do rio, mas quando está fechado pode-se tomar banho no mar e tirar o sal no rio... ou só ficar crocodilando na beirada!!!!

Vida besta, né?



Vou dar uma moral parao Edilso e o filho dele, afinal, a casa dele e da família já virou minha pousada. Amigão.

4 comentários:

  1. Gostei muito, Mau-mau... nunca tive um gol, mas de carro mil eu entendo, afinal só dá pra ter os "populares". Eu amava meu fiat, mas o mundo me fez mudar...foi tão arrombado que não deu mais.
    Qto ao blog...gostei da idéia, vou ver se compartilho algo por aqui.
    Um grande abraço
    Regina - chapa 3 - kkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Também sou usuário de carro mil e gosto muito de viajar. Vou conhececer este lugar, se Deus quiser. Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  3. Esse lugar é muitto bom. Tive ai à algum tempo, ameeei... Qm tiver oportunidade, visitem...Adorei conhecer as pessoas de lá, fiz algumas amizades. Hje eu daria tdo pra ir de novo !!!

    ResponderExcluir
  4. Vou passear la semana que vem.....Ansiosissimaaaa!!! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Será um prazer conhecer sua opinião. Fique à vontade!