quarta-feira, 29 de junho de 2011

CARRETAS DE GRANITO

Os acidentes envolvendo carretas que transportam pedras de granito e de mármore já vem se tornando uma rotina no Espírito Santo. As pedras pesam sempre mais de trinta toneladas chegando até a cinquenta ou sessenta toneladas.
Apesar da exigência de carrocerias apropriadas com a fixação da pedra sobre o caminhão e limite de tonelagem, isto não tem sido suficiente para evitar os acidentes. Primeiro porque quando uma pedra desse tamanho e peso começa a pender para um lado, não será uma corrente ou cabo de aço que irá segurá-la, muito menos qualquer feixe de molas ou amortecedores irão conseguir deter a sua inclinação. E por que ela inclina?
No último dia 09 de junho, voltávamos de Ecoporanga quanto nos deparamos com uma dessas carretas carregando uma enorme pedra de granito pouco antes de chegar na comunidade de Baunília. O que mais nos assustou foi o fato dela trafegar naquela rodovia (BR 259) a mais de 100Km/h e eu já me referi aqui ao problemas da rodovia naquele trecho. Vejam o vídeo com a narração da vídeo reporter Denise Pazito:



Ou seja, além de ser uma carga extremamente perigosa, os motoristas não têm nenhum receio em colocar a vida dos outros em perigo. Somente nesta semana foram dois gravíssimos acidentes, que só de vermos o estado em que ficaram os caminhões dá uma noção disso. Notem que o primeiro ocorreu no final de uma reta e o segundo na saída de uma curva. Quer dizer, não há muito como pensar em margem de segurança estando perto de um deles. Felizmente ninguém morreu ou ficou muito ferido, mas notem o tamanho do buraco que a pedra fez no asfalto. Vejam as fotos dos dois acidentes.
                               

foto: Marcelo Pereira de Souza


foto: Marcelo Pereira de Souza

foto: Gildo Loiola/A Gazeta


foto: Gildo Loiola/A Gazeta
  
foto: Gildo Loiola/A Gazeta


Na reportagem sobre o acidente  fica evidente que não há como ter a garantia de segurança nesse tipo de transporte. "O policial conta que o risco de um acidente grave foi grande. 'Com certeza uma tragédia bem maior poderia ter acontecido porque uma carreta e um bloco andando descontroladamente, em cima da pista em uma curva fechada, a pessoa que estivesse vindo no sentido contrário não teria nada o que fazer'.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carga estava, aparentemente, amarrada da forma correta e se soltou após a carreta tombar".

Essa é uma carga que deveria ser transportada somente em trens!
Já passou da hora de se retirar esse tipo de ameaça à vida alheia que percorre centenas de quilómetros podendo a todo instante esmagar que estiver não só na sua frente, mas de lado, atrás, perto ou longe, como no acidente que vitimou a frentista Karina Machado, com 19 anos, de um posto na cidade de Ibiraçu, em 02  de dezembro de 2009. Ela se casaria em janeiro de 2010.


foto: Nestor Müller-GZ
Para nós, simples alvos aleatórios, só nos resta evitarmos fazer uma curva junto com um desses caminhões, mantermos uma distância considerável e, assim que puder, passarmos por ele e sumirmos dali!!!
Quero dedicar esse momento à Karina. Ela me atendeu algumas vezes que lá abasteci e é impossível esquecer a sua simpatia e alegria. Ela merece todo o nosso carinho e quem for de rezar ou orar, faça por ela também.
Boa noite a todos.

Um comentário:

  1. Oi Maurício, deixa eu entender: a pedra estava deslizando na carroceria ou era o ângulo da filmagem?
    No mais, parabéns pelo blog, muito legal!!! tenho um e nunca posto nada :( Vou me animar...
    Beijos,
    patricia

    ResponderExcluir

Será um prazer conhecer sua opinião. Fique à vontade!